sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O início de uma nova caminhada...

Eis o primeiro de muitos textos, espero eu, que irão espelhar as  minhas ideias e intenções ao longo destes meses formativos em que, em conjunto com colegas e professores, irei procurar assimilar conhecimentos e evoluir enquanto cidadão participativo na causa ambiental.
Como já disse algumas vezes nas apresentações que fiz nesta e noutras unidades curriculares, sou um madeirense convicto de que a minha terra é uma das mais belas do Mundo. Com uma floresta relíquia que é Património Natural da Humanidade, a Floresta Laurissilva, aqui podemos encontrar vários endemismos, uma biodiversidade única, onde podemos encontrar vários exemplos de estratégias de conservação postas no terreno com diferentes resultados.

Da imagética da biodiversidade à realidade
Uma das palavras chave desta UC é o termo Biodiversidade. Nos últimos anos têm-se multiplicado as aplicações deste vocábulo, o certo é que tantas e tantas vezes servimo-nos dele sem ter a verdadeira noção da sua complexidade.
Ainda sem ter avançado nas leituras preliminares sugeridas pelos docentes, coloquei-me novamente a questão: mas o que é a biodiversidade? A desconstrução linguística do vocábulo não me parece ser suficientemente elucidativa. Este é, para mim, um termo de difícil definição pese embora a importância que o mesmo tem vindo a ganhar nos últimos tempos.
A meu ver, a Biodiversidade pode ser entendida como a totalidade dos genes, populações, espécies, comunidades e ecossistemas de uma determinada Região. Aqui incluem-se todos os seres vivos (bactérias, animais, plantas e fungos) que nela podemos encontrar. Os ditos 'bons' e os 'maus'.
Não podemos esquecer que são muitas as questões económicas e sociais que implicam o conhecimento dos recursos que temos à nossa volta, e que, por conseguinte, estão relacionadas com o conceito de Biodiversidade.

1 comentário:

  1. Marco,
    Por certo o conceito mais adotado de biodiversidade é aquele entendido como variabilidade de organismos vivos de todas as origens incluindo entre outros os ecossistemas terrestres marinhos e outros aquáticos, bem coo complexos ecológicos que dela são integrantes. Incluindo a diversidade dentro das especies, entre as espécies e de ecossistemas (Conferência da Biodiversidade, Nações Unidas).
    Grande abraço.
    Natalia

    ResponderEliminar